AlugaQUI

Quais São os Diferentes Tipos de Serra de Corte e Suas Aplicações

Em uma grande variedade de construções e reformas as serras de corte são ferramentas essenciais, uma vez que servem para cortar ou fazer recortes em diferentes materiais. Também existem modelos diversos, sendo que cada um deles possui aplicações específicas, como cortar determinados tipos de materiais e realizar cortes particulares.

Basicamente é possível dizer que quanto mais finos forem os dentes de uma serra, mais facilmente se consegue obter um corte limpo e preciso.As serras podem ser elétricas ou manuais, sendo que entre os modelos elétricos, destacam-se o circular e a serra tico-tico.

As circulares funcionam bem para cortes em linha em diferentes tipos de materiais e para cada tipo de tarefa existe o disco adequado. Os que possuem dentes largos e grossos, tratados com carbono, são os mais indicados para o corte no sentido do veio. Esses discos podem ser usados em praticamente todos os materiais, com exceção da madeira com pregos, alvenaria, pedra e metais de carbono.

Já o disco de traçar, que conta com um maior número de dentes, permite um corte fino, podendo cortar até mesmo pregos. Enquanto isso, se a lâmina da serra circular for do tipo universal é possível cortar madeiras maciças e similares. Há também a lâmina de dentes muito finos, indicada para o corte de plásticos mais finos e painéis de isolamento.

A outra serra elétrica muito usada é a tico-tico, com a qual se fazem cortes retilíneos e circulares, também em variados materiais, um dos motivos de ser bastante popular entre os profissionais. Para esse tipo de serra existem diferentes lâminas que, em conjunto com a potência da serra, possuem diferentes aplicações.

A serra tico-tico é perfeita para quem precisa executar cortes em curvas, mais ou menos fechadas, o que varia conforme a espessura da lâmina utilizada. Desse modo, as lâminas mais estreitas fazem cortes mais fechados, tanto em cerâmica, quanto em azulejo, plástico, madeira e metal.

Outros tipos de serras e suas aplicações


A serra de fita é outro modelo elétrico, bastante usado também em construções e reformas, devido a sua grande versatilidade, inclusive em relação aos tipos de corte que pode executar. Com ela, é possível fazer cortes retos ou irregulares, entre eles, ondulações e círculos. Outra característica dessa ferramenta é que ela consegue cortar materiais muito espessos.

Existem ainda as serras manuais, muito comuns na construção civil, desde que o corte que deve ser feito possa ser realizado em uma bancada. Entre essas serras é possível citar o serrote de costas, para molduras, madeira folheada e perfis; a serra de caixilhos, para cortar entalhes, ripas finas e molduras; a serra de esquadrilharpermite uma precisão milimétrica; e a serra universal corta metal, plástico, madeira e outros materiais.

Já a serra de metais não só corta metal como também madeiras e plástico e a serra para concreto celularpossui dentes diamantados resistentes a ponto de cortar blocos de concreto celular.Todas essas serras são possíveis de alugar para a sua obra, permitindo que os operários trabalhem com mais eficiência e você tenha mais economia.

O portal AlugaQUI reúne diferentes empresas de aluguel de equipamentos e ferramentas, essenciais para todos os tipos de reformas e construções. Acesse-o e saiba mais.
 
 
por Paula Cassandra Alves em 07/03/2017