O que você quer encontrar?
São Paulo

Por Que Muitas Obras Atrasam? Você Pode Estar Cometendo Erros

Muitas razões podem ser as responsáveis pelo atraso da sua construção ou reforma. No entanto, todas elas podem ser evitadas.

Mesmo quem está fazendo uma pequena reforma em casa deve estar atento aos erros que não podem ser cometidos. Assim, é possível não só prevenir uma grande demora em finalizar a sua obra como também evitar prejuízos e muita dor de cabeça.

Nesse sentido, o primeiro erro é o de não fazer um planejamento. Imagina-se que profissionais da área da construção civil não cometam essa falha, mesmo assim, por pressa ou outros motivos podem cometer os mesmos erros dos “marujos de primeira viagem”.

Definir quando a obra vai começar, quantos dias, semanas ou meses vai durar e ter um prazo é fundamental, mesmo que haja mudanças no transcorrer dos dias e a data final tenha que ser alterada. Por isso, a comunicação é essencial.

Quem vai fazer uma obra em sua casa deve conversar muito bem com os responsáveis pelo serviço, para deixar bem claro o que deve ser feito. Mediante essas informações, é necessário que os trabalhadores calculem um prazo para o serviço.

Ter esse dado em mãos é necessário ainda porque alguns materiais devem ser adquiridos e entregues em determinadas fases da obra. Assim, se você mesmo estiver cuidando disso é necessário que mantenha uma comunicação contínua com os operários. E por falar neles, é essencial contratar profissionais experientes e capacitados.

Uma dica é buscar indicação de amigos e conhecidos, além de conhecer outros trabalhos que os profissionais já fizeram. Até mesmo no momento que vocês estiverem conversando é importante avaliar se a pessoa que você pretende contratar está entendendo o que você deseja e se ela mostra conhecimento a respeito do tipo de obra que precisa.

Dicas para não cometer erros que podem atrasar sua obra


Além de planejamento e bons profissionais, é importante saber quais os materiais comprar. Mais uma razão para escolher bons trabalhadores, pois se essa não for a sua área eles podem ajudar.

Também é possível conversar com o vendedor da loja especializada em materiais de construção, ele pode não ser totalmente imparcial, mas pode dar dicas sobre quantidade de material necessário.

Se você perceber que não está certo do que e do quanto precisa comprar é melhor conversar com um profissional ou mesmo contratá-lo para supervisionar a sua obra. Sem o mínimo de conhecimento, você pode adquirir materiais de baixa qualidade. Nesse ponto, é preciso entender que o barato pode sair caro.

Por outro lado, isso não quer dizer que os materiais com custo elevado são os melhores, por isso da importância de entender do assunto. Além disso, conforme o tipo de obra que você está fazendo, pode ser preciso usar ferramentas que os trabalhadores contratados não possuem.

Adquirir máquinas e ferramentas nem sempre é indicado, uma vez que são caras e podem não serem mais úteis. Nesse momento, o aluguel de equipamentos é a solução para a sua construção ou reforma. As empresas que prestam esse serviço possuem toda a variedade de máquinas e ferramentas que podem ser necessárias.

Assim, de forma prática e fácil você tem acesso a tudo o que precisar. Com o equipamento certo e da capacidade adequada é possível contar com mão de obra reduzida, o que vai diminuir os seus custos, além de evitar atrasos, porque não vai faltar o maquina´rio preciso para dar prosseguimento a sua construção ou obra.

O AlugaQUI reúne as melhores empresas de aluguel para a construção civil. Acesse aqui e saiba mais. 

por Paula Cassandra Alves em 23/02/2017