Como Alugar Caçamba de Entulhos

Muitos assuntos vêm à tona apenas quando as pessoas se envolvem diretamente com eles. É o caso de como dar o correto destino aos entulhos gerados após uma pequena reforma em casa. A questão é que mais do que contratar uma empresa para fazer o serviço, é importante saber como alugar caçamba de entulhos  de maneira adequada.

Embora a empresa contratada tenha o dever de enviar os resíduos da construção civil para locais adequados, o que costuma ser definido pela prefeitura de cada cidade, quem contrata esse serviço também possui responsabilidade quanto ao descarte. Dessa forma, o primeiro passo é escolher uma empresa credenciada a atuar no setor.

Em geral, essa informação é encontrada no site da prefeitura, assim, as chances de contratar uma empresa de caçamba de entulhos que vá despejar os resíduos em uma área licenciada também são maiores. Quando isso é feito, os resíduos são reutilizados em diferentes setores da economia, como na construção de novas casas.

Além disso, na cidade de São Paulo, recomenda-se que ao alugar caçamba de entulhos o contratante solicite um contrato onde informe a destinação do entulho, bem como uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo, mais uma garantia que os resíduos terão o correto destino.

Regras sobre o uso de caçambas

Embora o período que uma caçamba de entulhos possa permanecer na frente de um endereço possa mudar conforme a cidade, em geral, o prazo é de 72 horas. Em algumas cidades, o tempo pode ser maior, inclusive, se a caçamba estiver em uma via pouco movimentada. Por outro lado, existem cidades onde o tempo máximo é de apenas 48 horas.

Por isso, uma dica a quem precisa contratar o serviço e está fazendo uma obra relativamente pequena é se organizar de modo que o uso da caçamba seja otimizado. Ou seja, contrate o serviço quando já houver um volume grande de entulho e converse com os envolvidos na obra para que até o fim do prazo a caçamba possa ser utilizada o máximo possível.

É importante ainda depositar na caçamba apenas o que é considerado entulho de construção civil. Nesse grupo, entram os restos de madeira, terra, lã de vidro, gesso, pisos, azulejos, entre outros. Restos de troncos e galhos de árvores também costumam ser aceitos nas caçambas.

Porém, de forma alguma se pode descartar o lixo orgânico ou mesmo o seletivo. Esses resíduos devem ser coletados pela prefeitura para que recebam o descarte adequado. Lembre-se que os restos de construção não vão para os aterros comuns, mas sim, para locais especiais para que possam ser reutilizados posteriormente.

Além disso, é importante saber que as caçambas precisam ser depositas em vias com pelo menos 5,80 metros, sendo que o local não pode ter estacionamento proibido, tampouco ser uma parada de ônibus, de táxi ou de caminhões. Também não pode ser entrada de farmácia e nem de passagem de deficientes físicos.

E mas, a caçamba não pode ficar em cima de calçadas, em esquinas ou ao lado de telefones públicos. Já quando o local possui Zona Azul é necessário pedir uma autorização para o órgão público responsável. Em São Paulo, é o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

Por fim, outros cuidados é o de contratar empresas que tenham caçambas com películas reflexivas para serem vistas à noite e que possuam dados de contato, como telefone, o que pode ser preciso em caso de emergência.

Alugar caçambas é a melhor forma de realizar obras e reformas sem causar danos ambientais e de colaborar para que a sua cidade fique limpa. No AlugaQUI você encontra uma série de empresas que dispõem do serviço de aluguel de caçambas.
 

- por Paula Cassandra Alves em 07/02/2017
 

Galeria de fotos